domingo, 7 de julho de 2013

Tudo sobre Catnip: A erva dos Gatos !!

Você sabe o que é catnip para gatos? Quais são os efeitos do catnip sobre o gato? catnip faz mal ao meu gato? Leia esse artigo do Linkanimal e saiba tudo sobre catnip para gatos!

O que é catnip?

Catnip é uma erva que atrai muito felinos (e portanto gatos). A planta Nepeta é inofensiva e os gatos adoram ela! Mas existem cuidados básicos que você deve tomar ao dar catnip para seu gato brincar.

Efeitos do catnip sobre o gato

Catnip tem um efeito psicoativo sobre o gato como se fosse uma droga leve para ele. Catnip produz uma sensação gostosa no gato, que ele irá adorar. Catnip não tem perigo nenhum, não faz mal a saúde do gato, caso não utilizada abusivamenteSeu efeito tende a durar cerca de 5 a 10 minutos e ocorre após o gato cheirar a erva. Existem mais de 200 tipos de catnip sendo que todas pertencem à família de plantas chamada de Nepeta.O efeito de catnip no gato é causado por um composto ativo chamado de nepetalactone. O efeito sobre o gato é psicoativo, pode deixar o gato agitado e querendo interagir muito com o brinquedo que contém a erva.

Onde posso comprar catnip?

Você encontra catnip em brinquedos para gatos geralmente bolinhas ou brinquedos em forma de ratinhos com a erva contida dentro do objeto. Esses brinquedos são ótimos presentes para seu gato. Você também pode comprar catnip pura geralmente contida dentro de saquinhos do tipo “mini-almofadinhas” de “erva de gato”.Você encontra catnip na maioria dos petshops. Somente certifique-se de que o que você está adquirindo realmente é catnip e não outra erva vendida para enganá-lo.

Vantagens de dar catnip ao gato

Catnip pode ser ótimo para recompensar o gato quando você está treinando ele. Experimente dar um pouco de catnip para ele cheirar quando ele arranhar o arranhador ou sempre que ele dormir em sua caminha.Catnip é uma ótima solução para seu gato fazer um pouco de exercício físico. Como o gato adora catnip ele acaba correndo atrás do brinquedo que contém a planta e fazendo exercício o que pode ser ótimo para combater a obesidade em gatos.A erva também pode ser muito boa para deixar gatos que são agressivos mais dóceis. Porém deve se atentar que o efeito de catnip varia de gato para gato.Atenção: Alguns gatos ficam agressivos quando você lhes dá catnip. Geralmente são machos e esta reação agressiva é mais rara. Caso seu gato fique agressivo após utilizar catnip suspenda imediatamente o uso e nunca mais dê a erva ao gato.



O que acontece se o gato comeu catnip?

Ingerir catnip pode deixar o gato em estado relaxado e levemente sedativo. Não há perigo em deixar seu gato comer a erva. Se ingerida em grandes quantidades pode gerar um desconforto estomacal não grave.

Todos os gatos são afetados pelo efeito de catnip?

Alguns gatos não são afetados por catnip. Gatos muito jovens com menos de 6 meses costumam não apresentar reação nenhuma a erva. Gatos já mais idosos também tendem a se interessar menos por catnip.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se os brinquedos q contem catnip do meio podem ser lavados... meus gatos amam seus ratinhos com catnip e to com medo de lavar e perder o encato pra eles

    ResponderExcluir