sábado, 8 de novembro de 2014

Mudanças no clima também afetam os animais

Neste clima louco do Brasil, nossos animais precisam de atenção redobrada #FiqueAtento

Não são apenas crianças e idosos que merecem atenção redobrada quando o assunto são as alterações de temperaturas. A alternância de dias frios e quentes, chuva e sol, que têm marcado este inverno, aumenta a incidência de problemas respiratórios também entre cães e gatos. Os gatos mais velhos e os mais novos sofrem com as agruras das mudanças de temperatura.
Os problemas mais comuns são os respiratórios, como a rinotraqueíte infecciosa felina. “A doença é causada por uma herpes vírus que pode levar à pneumonia, se não tratada”, esclarece o médico Milton Kolber. Os sintomas mais comuns são: espirros, depressão, febre, corrimento nasal (seroso a purulento), falta de apetite e até mesmo alterações oculares como a ceratoconjuntivite.
O também médico veterinário José Naspitz chama atenção também para o fato de que não são somente gatos que sofrem com o frio. “A tosse dos canis tende a surgir nas épocas mais frias, e pode ser evitada com medidas simples como a vacinação”, destaca. Ainda de acordo com o médico, além de problemas respiratórios, animais com artrose ou hérnia de disco sofrem de dores mais intensas nesses períodos de clima frio.
Também é unanimidade entre os especialistas que animais bem nutridos e com sistema imune bem adaptados e vacinados sofrem menos possibilidade de ficarem doentes, apesar de não existir vacina ainda 100% eficaz no mercado. “Não se deve esquecer que não lidamos com uma simples máquina, mas com um organismo animal que possui características próprias de respostas às agressões externas, ou seja, alguns animais podem responder bem à vacina e outros não”, esclarece Kolber.
Quando o assunto são as roupas e sapatos para a proteção dos bichos, Kolber acredita que os acessórios são meramente decorativos, já que “os animais já possuem por natureza uma proteção natural, ou seja, o pelame”. Já Naspitz concorda com o colega, mas ressalta que para pets que vivem em residências com piso muito frio, ou em regiões de temperaturas extremas, as roupas e sapatos, são, sim, recomendados.O mito do banho – Há quem acredite que, assim como cães, gatos precisam de banhos. O problema é que com a temperatura mais amena, o que poderia ser a solução de um problema de higiene, acaba se tornando um problema respiratório. Kolber alerta que os banhos são importantes, mas podem se transformar em uma agressão caso sejam em excesso. “Sabendo-se que o felino já por natureza é um animal extremamente limpo, o bom senso é fundamental, ou seja, água morna e uma boa secagem”, afirma o médico veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário