sábado, 2 de novembro de 2013

As doenças de próstata nos Gatos

Doenças de Próstata - Fique atento, previna seu bichano!



Pois é, chegamos em novembro e estamos em plena campanha "Novembro Azul" de combate ao câncer de próstata, muitos não sabem mas algumas doenças na próstata atinge os animais, então a seguir temos uma pequena matéria falando sobre o assunto! 


As doenças da próstata, ou prostatopatias, são comuns em cães de meia-idade e idosos, principalmente os não-castrados. Embora os gatos possuam próstata também, por razões ainda desconhecidas, as prostatopatias em felinos são extremamente raras.
Existem vários tipos de afecções que acometem a próstata, sendo que algumas podem ocorrer em conjunto (exemplo: cisto prostático com abscedação e a neoplasia prostática com prostatite bacteriana). 
Vejamos alguns exemplos de doenças da próstata:
*Hiperplasia Prostática Benigna: ocorre uma hipertrofia (aumento do tamanho) e uma hiperplasia (aumento do número) de células prostáticas, proporcionando um aumento de volume dessa glândula como um todo. 
*Cistos Paraprostáticos: são estruturas preenchidas por fluidos que desenvolvem-se próximo à próstata e resultam de um acúmulo de líquido dentro de resquícios embriológicos. Esse revestimento cístico pode se calcificar.
*Prostatite Bacteriana: ocorre quando a resistência normal do paciente é alterada. Exemplos: infecções no aparelho urinário e disfunção do sistema imunológico do paciente.
*Prostatite Não-bacteriana: os sinais clínicos são semelhantes aos associados à prostatite bacteriana crônica, porém sem contaminação.
*Abscessos Prostáticos: são extensões da prostatite bacteriana na qual ocorreu obstrução do ducto excretor. Um cisto preexistente pode se tornar um abscesso quando ele se infecta secundariamente, por exemplo.
*Neoplasia Prostática: essa afecção é menos frequente quando comparada às outras formas de prostatopatias. 
Os sinais clínicos associados à prostatopatia canina são variáveis. O paciente pode apresentar quietude, anorexia (falta de apetite) e vômito, assim como hematúria (urina com sangue) e gotejamento de sangue pelo pênis. Outros sinais: Descarga uretral de pús, sangue ou fluido prostático; Estrangúria (dificuldade extrema e dor ao urinar); Tenesmo fecal (dor ao defecar); Febre; Diarréia; Dor abdominal; Edema (inchaço) dos membros traseiros e da região do períneo; Incontinência urinária. Há, ainda em alguns casos, sintomatologia mais severa como: Septicemia (infecção generalizada), Diabetes melito cetoacidótico, Hérnia perineal e Tumores testiculares.
É comum que alguns cães com Hiperplasia Prostática Benigna não apresentem sinais clínicos até que o aumento da próstata se torne acentuado.
Em caso de dúvida, para diagnóstico e tratamento, leve seu bichinho à uma Clínica Veterinária de Pequenos Animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário