sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Graminha para o seu gato



Essa entrevista foi feita no blog O Gateiro com a Dra. Laila Massad Ribas, veterinaria do Portal Medicina Felina...


Quais são as principais vantagens encontradas no consumo da graminha?
A principal vantagem é o auxílio na eliminação de bolas de pelo, seja estimulando a regurgitação, seja como laxativo.
Como os gatos são carnívoros e na natureza comeriam, por exemplo, passarinhos e camundongos, há teorias que afirmem, também, que eles precisam regurgitar para eliminar aquilo que não seria digerido (ossos, penas ou pelos das presas). Para isso os gatos comem a grama, que auxilia nesse processo. Além disso, a graminha é recomendada para aqueles gatos que comem muitas plantas em casa, pois algumas delas podem ser tóxicas. Na dúvida é bom retirar essas plantas e as substituir pela graminha.
Gato que não gosta de graminha pode comer outro alimento para compensar?
Algumas folhagens de hortaliças (as que usamos em saladas) podem ter a mesma função, mas se o gato não gosta de graminha, provavelmente não aceitará ingerir esses alimentos. Mas a ingestão de graminha não é obrigatória, e por isso os donos desses gatos não precisam se preocupar.
Então gato pode comer verduras, como alface ou rúcula?
Pode, mas não precisa. Vale reforçar aqui que os gatos são carnívoros e somente ingerem verduras ou gramíneas com o objetivo de regurgitar (bolas de pelo ou outras coisas ingeridas). Por isso, não há necessidade de introduzir carboidratos em sua dieta.
Já ouvi muita gente falar que milho de pipoca pode ser plantado e consumido ao brotar. Isso é verdade?
Sim, é verdade. O milho de pipoca é uma alternativa mais econômica para a grama industrializada e pode ser oferecido para os gatinhos sem o menor problema.
Há outras sementes indicadas para o plantio e consumo?
Cada marca que fabrica as graminhas utiliza um tipo de semente, que pode ser trigo, centeio, azevém, aveia e outras. Essas sementes também podem ser plantadas em casa.
                 

Agora eu vou ensinar como plantar essa graminha, é bem simples e prático. E vão dar resultados muito bons para o seu gato:

  • Primeiramente, consiga um vaso, um pote, ou uma jardineira. Isso dependerá da quantidade de bichanos que você tiver em casa. Esses vasos e jardineiras podem ser facilmente encontrados em supermercados e em lojas de jardinagem!
  • Consiga terra preta e adubo de boa qualidade.
  • Compre a semente de sua preferencia, e da preferencia do seu gato, é claro: pode ser aveia, centeio, trigo e o conhecido milho de pipoca.
  • Como preparar: No vaso ou na jardineira, misture a terra com o adubo, Deixe mais ou menos uns três dedos da borda do vaso. Espalhe as sementes por toda a terra, evitando que os caroços fiquem muito juntos. Cubra as sementes com terra(um dedo de altura aproximadamente) até que os caroços não fiquem mais visíveis. Consiga um local que bata sol e que seja alto e difícil do seu bichano  alcançar e cavar a terra. Molhe todo dia, mas não muito, para a terra não ficar encharcada e as sementes apodrecerem, procure deixar a terra sempre úmida.
  • De quatro a sete dias as raízes aparecerão.
  • No prazo de duas a três semanas, aproximadamente, o pé de graminha já terá um bom tamanho, deixe crescer uns quatro a cinco dedos, caso contrario os gatinhos acabarão rapidamente com a graminha.
  • Tome cuidado quando servir para que eles não cavem a terra.
  • Repita esse plantio sempre que quiser, os gatos amam graminha além de fazer um bem danado pra saúde deles .



Um abraço e até a próxima matéria. 
Blog "Mundo dos Gatos" - Feito pra você, feito pro seu gato !

Nenhum comentário:

Postar um comentário