domingo, 29 de dezembro de 2013

Tenha um ótimo 2014 !

A equipe do blog Mundo dos Gatos, deseja a todos vocês gateiros e gateiras, uma ano novo especial com muita alegria, amor e paz e muito bem estar aos seus bichanos ! 


Atenciosamente, Davi Barbosa e equipe.

sábado, 28 de dezembro de 2013

Saiba mais: Como viajar com seu gato

Preparando o gato para viajar

O gato, por ser um animal territorialista, fica agitado quando se encontra em um ambiente desconhecido. Ele se acalmará quando conseguir entender que o carro será seu novo território e é um ambiente seguro. A jaula de viagens, junto com o carro, novos cheiros e barulhos destacam um ambiente desconhecido para o seu gato. Sendo assim, ele precisa marcar o seu território neste novo lugar antes de embarcar em uma longa viagem.
Antes de qualquer coisa, evite viajar com filhotes de gato muito pequenos e só viaje depois de ter certeza que está tudo bem com a  saúde do gato . Não é recomendado viajar com um gato doente, portanto leve-o a um  bom veterinário . Uma semana antes de viajar, apresente o seu gato a sua jaula. Coloque comida e água dentro da jaula e deixe a porta aberta. O gato poderá entrar e sair a vontade e, portanto, terá menos medo da jaula quando a porta estiver fechada. Coloque a jaula e o gato dentro do carro e os deixe no carro por alguns minutos.
Ligue o carro e passeie com o seu gato por um curto período de tempo (mais ou menos 5 minutos). Faça isso várias vezes para o seu gato se familiarizar com o novo ambiente. Converse com o gato frequentemente quando ele estiver na jaula – ele se sentirá seguro em saber que o seu dono está por perto. Além disso, à medida que a viagem vai se aproximando realize todos os cuidados básicos, como por exemplo dar um  banho no gato  e escovar os dentes  para evitar o  mau hálito .
Além disso, não se esqueça de levar coisas com as quais ele esteja familiarizado.

A hora de viajar com o gato

Agora está na hora de viajar. Certifique-se que seu gato utilizou a  caixa sanitária antes de ir viajar, assim você evita que ele faça  xixi no lugar errado . Durante a preparação e a própria viagem, fale sempre com voz calma com o seu gato. É normal o gato ficar nervoso durante a viagem. E por mais difícil que seja ouvir o seu fofinho gritar, arranhar e chorar, não o tire da jaula antes de chegar ao seu destino. Alguns gatos se sentem mais confortáveis em ambientes menores. Para esses animais, utilize uma jaula menor. Para evitar que o seu gato fique enjoado, cubra a jaula com um lençol fino, mantendo a livre circulação de ar. Logicamente, evite que pessoas que têm  alergia a gatos  vão no mesmo carro que o felino.

Chegando ao seu destino

Ok. Você chegou. Por mais que você queira tirar o seu gato da jaula, lembre-se que ele ainda não conhece o novo ambiente. Conforme dito anteriormente, o gato é um animal muito territorialista e ficará estressado até se familiarizar com um novo ambiente. Permita ao seu gato observar os sons, cheiros e movimentos de seu lar temporário. Disponha os itens que ele conhece, como a  cama do gato , em lugares estratégicos do novo ambiente. Depois de uma hora, tire o gato da jaula.
O seu animal de estimação irá explorar o novo ambiente e poderá até tentar fugir. Para evitar que o seu gato fuja, feche as portas durante as primeiras seis horas no novo ambiente. Fale bastante para que ele saiba que você está por perto. Caso o ambiente seja aberto, evite dar  alimentação ao gato  durante as primeiras seis horas. Desta forma, o seu gato voltará quando estiver com fome.
Espero que o artigo tenha ajudado e você tenha uma ótima viagem com seu bichano !

Blog Mundo dos Gatos - Feito pra você, feito pro seu gato!

sábado, 14 de dezembro de 2013

Saiba como cortar as unhas de seu gato de forma correta !


Aparar as unhas dos gatos que vivem dentro de casa é importante para evitar arranhões acidentais, que podem te machucar e danificar móveis e objetos da casa. O corte das pontas das unhas dos gatos é necessário principalmente quando são menos ativos, andam menos e o desgaste natural das unhas é menor. Veja aqui como cortar as unhas de seu gato de forma rápida, prática e segura!

  ______________________________________________________________________________________________________

Para aparar as unhas de seu gato em casa, você irá precisar de um cortador de unhas próprio para uso em gatos. Esse tipo de cortador tem preços bastante acessíveis e são vendidos em pet shops. Não é recomendado o uso de alicates comuns ou tesouras como as utilizadas em manicures, pois a superfície de corte não é adequada e pode danificar a unha de seu gato.







Para aparar as unhas de um gato, é importante que ele esteja bem contido, para não se mexer ou fazer algum movimento brusco durante o corte e, assim, machucar-se.

As unhas dos gatos possuem vasos sanguíneos na sua base. Não se deve aparar muito próximo a esses vasos devido à chance de sangramentos e dor. 

Somente as pontinhas devem ser cortadas: é mais fácil ver quando as unhas têm uma coloração clara. Procure um local com boa iluminação para realizar o procedimento.
Neste vídeo, é demonstrada uma maneira superprática para fazer isso em casa:

Muitos gatos podem se sentir muito incomodados e ficarem estressados para cortar as unhas. Cabe ao dono descobrir a maneira mais calma de fazer isso. Acostumar o gato desde filhote e associar o corte de unhas como algo que não causa dor, dando muito carinho e petiscos, ajuda os tutores de gatos mais resistentes ao procedimento. Se você tiver dificuldade em realizar esse corte, é bom procurar ajuda profissional. (Créditos: Agenda Pet e Bleckim)
Blog Mundo dos Gatos - Feito pra você, feito pro seu gato !

domingo, 8 de dezembro de 2013

Os mandamentos da posse responsável !

Oi galera, vou publicar pra vocês os Mandamentos da Posse Responsável, veja:

Blog Mundo dos Gatos - Feito pra você, feito pro seu gato !

Ganhe um termo de posse responsável !

Oi pessoal, querem ganhar um termo de posse responsável como esse abaixo :


Basta curtir nossa página no Facebook, que esta aqui ao lado ou pelo link https://www.facebook.com/MundodosGatospagina e comentar esse post com seu nome, seu e-mail e o nome de seus animais de estimação ! E pronto enviarei esse termo ao seu e-mail!
Blog Mundo dos Gatos agradece :) 

Gatos vs. Árvores de Natal

Todo mundo que tem gato sabe a luta que é montar uma árvore com os bichanos por perto, por isso decidi pesquisar e mostrar pra vocês, algumas dicas de como montar a arvore:


> ''A árvore de natal é um playground potencialmente estimulante para os gatos. A tarefa inicial é informar ao gato que aquela estrutura que se destaca na decoração, com braços que se movem balançando estruturas brilhantes e divertidas não é para ele. Não são incomuns luzes que serpenteiam a estrutura e brilham em um ritmo estimulante. Como não ser um brinquedo para gatos?
> Vale à pena ressaltar que muitos gatos ignoram a arvore de natal após algumas investigações, mas outros requerem mais contato. 
> A primeira dica é montar a arvore aos poucos. A novidade vai aparecendo aos poucos, mas quem quer montar a árvore aos poucos?Outra dica é assim quando aparecer a arvore pode aparecer um brinquedo novo e bastante estimulante. Assim, podemos desviar a atenção para longe da árvore de natal. Vale colocar a arvore em um quarto ou varanda onde poderá ser isolado, o que depende do local onde você vive. 
Lembrem-se sempre dos comportamentos espécie específicos dos gatos: estar em superfícies altas para sentirem-se confortáveis e seguros e, também, marcação visual através de marcas de unha. Se a árvore pode ser um veículo para o exercício destes comportamentos, fornecer um poste de arranhar, um playground para gatos e prateleiras pode ser algo interessante. Se existem mais gatos, o cuidado é redobrado. Não deixe as lâmpadas acessas sem supervisão. Não utilize enfeites que quebrem e formem pedaços pontiagudos e perigosos. Fitas, cordas e fios devem ser aplicados com cautela para que não sejam ingeridos pelos curiosos de bigodes. Brigar ou esguichar água quando o gato estiver perto da arvore pode apenas causar aversão a arvore na sua presença. Punições desmedidas podem gerar frustração e ansiedade. Produtos repelentes específicos para gatos encontrados em estabelecimentos pets ou pendurar um sache perfumado na base da árvore pode ser interessante para alguns gatos ficarem longe. Não se esqueça de tirar mesas, mesinhas, apoiadores, cadeiras próximo da arvore para evitar que sejam utilizados para investidas desastradas. Uma árvore bem fixa ou presa no teto pode ser uma idéia interessante para evitar uma catástrofe. E atenções voltadas para velas acessas para o espírito do natal!" 

Andei pesquisando inovações em árvores de natal e uma árvores adaptada para quem tem gatos em casa, achei uma ideia super inovadora e interessante, é uma árvore fixada no teto, veja:



Ela é fixada no teto pelo pezinho com parafusos, tente manter os enfeites bem firmes para não caírem, é uma ideia prática e fica super lindo !

Espero que tenham gostado, das dicas e boa sorte na montagem de sua árvore e um Feliz Natal da equipe do nosso blog "Mundo dos Gatos"