sábado, 28 de dezembro de 2013

Saiba mais: Como viajar com seu gato

Preparando o gato para viajar

O gato, por ser um animal territorialista, fica agitado quando se encontra em um ambiente desconhecido. Ele se acalmará quando conseguir entender que o carro será seu novo território e é um ambiente seguro. A jaula de viagens, junto com o carro, novos cheiros e barulhos destacam um ambiente desconhecido para o seu gato. Sendo assim, ele precisa marcar o seu território neste novo lugar antes de embarcar em uma longa viagem.
Antes de qualquer coisa, evite viajar com filhotes de gato muito pequenos e só viaje depois de ter certeza que está tudo bem com a  saúde do gato . Não é recomendado viajar com um gato doente, portanto leve-o a um  bom veterinário . Uma semana antes de viajar, apresente o seu gato a sua jaula. Coloque comida e água dentro da jaula e deixe a porta aberta. O gato poderá entrar e sair a vontade e, portanto, terá menos medo da jaula quando a porta estiver fechada. Coloque a jaula e o gato dentro do carro e os deixe no carro por alguns minutos.
Ligue o carro e passeie com o seu gato por um curto período de tempo (mais ou menos 5 minutos). Faça isso várias vezes para o seu gato se familiarizar com o novo ambiente. Converse com o gato frequentemente quando ele estiver na jaula – ele se sentirá seguro em saber que o seu dono está por perto. Além disso, à medida que a viagem vai se aproximando realize todos os cuidados básicos, como por exemplo dar um  banho no gato  e escovar os dentes  para evitar o  mau hálito .
Além disso, não se esqueça de levar coisas com as quais ele esteja familiarizado.

A hora de viajar com o gato

Agora está na hora de viajar. Certifique-se que seu gato utilizou a  caixa sanitária antes de ir viajar, assim você evita que ele faça  xixi no lugar errado . Durante a preparação e a própria viagem, fale sempre com voz calma com o seu gato. É normal o gato ficar nervoso durante a viagem. E por mais difícil que seja ouvir o seu fofinho gritar, arranhar e chorar, não o tire da jaula antes de chegar ao seu destino. Alguns gatos se sentem mais confortáveis em ambientes menores. Para esses animais, utilize uma jaula menor. Para evitar que o seu gato fique enjoado, cubra a jaula com um lençol fino, mantendo a livre circulação de ar. Logicamente, evite que pessoas que têm  alergia a gatos  vão no mesmo carro que o felino.

Chegando ao seu destino

Ok. Você chegou. Por mais que você queira tirar o seu gato da jaula, lembre-se que ele ainda não conhece o novo ambiente. Conforme dito anteriormente, o gato é um animal muito territorialista e ficará estressado até se familiarizar com um novo ambiente. Permita ao seu gato observar os sons, cheiros e movimentos de seu lar temporário. Disponha os itens que ele conhece, como a  cama do gato , em lugares estratégicos do novo ambiente. Depois de uma hora, tire o gato da jaula.
O seu animal de estimação irá explorar o novo ambiente e poderá até tentar fugir. Para evitar que o seu gato fuja, feche as portas durante as primeiras seis horas no novo ambiente. Fale bastante para que ele saiba que você está por perto. Caso o ambiente seja aberto, evite dar  alimentação ao gato  durante as primeiras seis horas. Desta forma, o seu gato voltará quando estiver com fome.
Espero que o artigo tenha ajudado e você tenha uma ótima viagem com seu bichano !

Blog Mundo dos Gatos - Feito pra você, feito pro seu gato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário